quinta-feira, 10 de abril de 2008

Coisas a fazer para impedir o aquecimento global

Você também pode colaborar para impedir o aquecimento global, Adauto Basílio publicou na revista 2001 dicas que a população pode adotar para impedir o aquecimento terrestre.

1- Troque uma lâmpada
Substituir uma lâmpada comum por outra fluorescente poupa até 68 kg de dióxido de carbono por ano.

2- Dirija menos
Ande, use a bicileta, faça carona compartilhada ou pegue o metrô mais vezes. Você vai poupar 0,8 kg de dióxido de carbono para cada quilômetro.

3- Recicle mais
Você pode poupar até 1.088 kg de dióxido de carbono por ano apenas reciclando metade de seu lixo doméstico.

4- Revise seus pneus
Conservar os pneus calibrados corretamente pode melhorar o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada galão de gasolina economizado evita 9 kg de dióxido de carbono na atmosfera! Na hora de abastecer dê preferência ao álcool.

5- Use menos água quente
É necessária muita energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo (158 kg de CO2 a menos por ano) e lave suas roupas com água fria ou morna (226 kg a menos por ano).

6- Evite produtos com muita embalagem
Poupe 544 lg de dióxido de carbono reduzindo seu lixo em 10%.

7- Ajuste seu termostato
Diminuindo apenas dois graus de seu termostato no inverno e aumentando dois graus no verão, você pode economizar cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano. Utilize o seu ar condicionado somente quando necessário.

8- Plante uma àrvore
uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbo durante sua vida.

9- Desligue os aparelhos eletrônicos
Desligando sua televisão, Dvd, estéreo e computador quando não estiver usando, economiza milhares de metros cúbicos de dióxido de carbono por ano.

Não é muito complicado, pequenas ações e boa vontade podem ajudar a combater o aquecimento do nosso planeta. Adauto Basílio indica o site www.climatecrisis.net para que a sociedade ajude na busca por soluções para aplicar em nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário: